Salone del Gusto 2010

Publicado por em ago 18, 2010 em Blog | 1 comentário

A cada dois anos o Slow Food realiza o maior evento de ecogastronomia da Europa, provavelmente do Mundo, já que não existe nenhum outro com este conceito.  Trata-se do Salone Del Gusto, que este ano será realizado entre os dias 21 a 25 de outubro, juntamente com o Terra Madre.

O tema do Salone del Gusto esse ano é “comida e território”. Os dois termos estão relacionados por  dois símbolos convencionais, o + e o =, representando o fato de que “sem o território não existiria a comida, que é um modo de expressar o território, o clima, o savoir faire; através da comida cada território exprime suas características peculiares e reconhecidas”.

Sem dúvida alguma este evento vai muito além de uma feira. É uma amostra de tudo o que o Movimento Slow Food faz ao redor do mundo em prol do alimento bom, limpo e justo. Tem de tudo um pouco (ou muito), oficinas de técnicas de cozinha, oficinas do gosto para todas as idades, áreas de degustação, a possibilidade de encontrar e conversar com pequenos produtores de alimentos de grande qualidade do mundo todo, encontro com autores de livros da área de ecogastronomia, conferências nos mais diversos temas ligados à produção e consumo de alimentos, jantares e muita biodiversidade para comer e valorizar.  Para saber mais sobre tudo o que vai acontecer, e reservar o lugar em um ou vários eventos, o catálogo está disponível aqui (em italiano).

É preciso ficar claro que, diferente do Terra Madre, o Salone Del Gusto é um evento aberto a todos que queiram participar. Basta comprar o ingresso (sócios do Slow Food tem um desconto substancial), reservar as atividades que deseja (ou não, porque o simples “estar lá” já é suficiente, com tanta coisa para ver, fazer, degustar) e pronto. Já o Terra Madre – Encontro Mundial das Comunidades do Alimento, realizado paralelamente ao Salone Del Gusto, é um encontro “semi-aberto”, com o limite de cerca de 7000 pessoas, que são definidas anteriormente, a partir de critérios e um processo de candidatura.

Escrevo isso como se tivesse muita experiência no assunto. Mas na realidade, apesar de ter estado presente nas últimas três edições do Salone Del Gusto (2004, 2006 e 2008), pouco vi e participei do evento.

Em 2004 o Terra Madre aconteceu em outro espaço, e como eu estava lá como voluntária, só pude dar uma olhada no Salone no último dia, que com certeza não foi suficiente. Em 2006 e 2008 eu tinha tanta responsabilidade, cuidando de detalhes para garantir que tudo corresse bem com os brasileiros da delegação do Terra Madre, que não participei de nada, ou quase nada. Acho que tomei uma taça de vinho na Enoteca, e fiz questão de assistir à conferência do Satish Kumar, falando sobre a sacralidade do alimento.

Esta história não termina aqui. Faltam mais ou menos 2 meses para o evento, e vou continuar escrevendo nas próximas semanas.

Um Comentário

  1. E POR ACASO DO DESTINO, ESTAREMOS JUNTAS!

    Tava pensando em me candidatar a voluntária. Mas depois do seu depoimento sobre a experiencia prefiro ir dessa vez solta. Estou tão sedenta de ver o mundo sentir esse movimento que fazemos parte, essa Terra Madre.

    Eu vou dar uma andada pelo Piemonte antes… Tá dificil fechar esse itinerário… bjos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Salone del Gusto 2010: Eu Vou!! | Alimento Para Pensar - [...] escrevi aqui sobre o Salone del Gusto e muitas vezes sobre o Terra Madre. Agora me preparo agora para…
  2. Terra Madre 2010 | Alimento Para Pensar - [...] encontro, que  coincide com o Salone Del Gusto, será realizado em 5 dias e reunirá produtores de alimentos, cozinheiros,…
  3. Terra Madre e Salone del Gusto 2010: Contagem Regressiva | Alimento Para Pensar - [...] confessando que, mesmo sendo vegetariana convicta, COMI MOSCA! Desde o dia que escrevi o primeiro texto sobre o Salone…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *