Mudança: O Que Fazer Com Tanta Coisa?

Publicado por em out 5, 2004 em Blog | 1 comentário

Exitem por aqui algumas formas interessantes de se desfazer das coisas, principalmente as que não se usa mais mas que estão em bom estado.

  • Fazer uma grande venda, que aqui chama-se “Car Boot Sale“, ou “Garage Sale“. No primeiro você coloca tudo no carro e vai para uma dessas feiras de objetos usados. Tem gente comprando e vendendo de tudo. “Garage Sale” você coloca todas as coisas para fora da garagem, anuncia de alguma forma pelo bairro e as pessoas vem comprar.
  • A mais prazeirosa é a de achar pessoas que queiram as coisas. Nessa mudança fiz isso com muitas coisas: as luminárias, a mesa para computador e cadeira, rádio relógio, algumas roupas. Encontrava com as pessoas nos corredores da universidade e perguntava: “Você está precisando de uma cadeira de escritório? Estou tentando achar alguém que queira uma doação.”
  • Outro recurso é levar o material para as lojas de organizações de caridade. Cada organização trabalha em uma área específica. A que mais simpatizo é a Oxfam (para o combate a pobreza e fome), mas a maioria das minhas coisas foram doadas para Shelter (teto para os sem-casa), pois a loja ficava bem perto de casa. No site tem um texto interessante chamado “Wardrobe Relief” (Alivio do guarda-roupa) bem interessante. Já usei esse recurso muitas vezes, cada vez que rola uma faxina nas gavetas. Eles recebem as doações, e revendem nas lojas por preços consideravelmente baratos. Já comprei algumas coisas usadas e novas lá também, e as vezes uma visita a essas lojas (principalmente as especializadas em livros!) são muito interessantes. Existem muitas lojas dessas espalhadas pela cidade, e algumas parecem-se com boutiques, com aparência muito legal, vitrines bem feitas. Além das duas que citei, entre muitas outras tem também  Barnardos (esta tem algumas lojas de móveis muito interessantes. Minha mesa para o computador foi comprada lá) e Save the Children .
  • E o ultimo recurso é levar para reciclagem. Aqui existem postos de coleta para vidros, latas, papéis, plásticos (dificílimo de encontrar), e roupas. O material tem que ser levado aos pontos de coleta, geralmente nos estacionamentos dos grandes supermercados. O governo está com uma grande campanha de conscientização no momento, que pode ser visualizada nesse site: Waste Aware Scotland . Tem uma base de dados para procurar materiais reciclados muito interessante.

E aí no Brasil? Como se faz ?

Um Comentário

  1. Roberta,

    Incrível tua capacidade de distanciar-se de si mesma, transformando os acontecimentos mais rotineiros da vida pessoal em interessantes experiências, as quais nos brindas com a possibilidade de compartilhar contigo.
    Sem dúvida aprendeste muito dessa vivência aqui fora, e isto está a tal ponto latente que naturalmente transborda em tuas ações.
    Siga sendo esta pessoa grandiosa que és.
    Desejo toda sorte nesta fase de transição e que encontres nessa jornada a alegria de desfrutar das “coisas” com a emoção de uma grande aventura!!!!

    Um abraço apertado,

    Karyn 😉

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *