Quem Não Viu, Vá Ver

Publicado por em nov 8, 2004 em Blog | 1 comentário

Fui ontem ao cinema ver o filme “The Corporation” e fiquei bastante impressionada com o que vi.

Trata-se de um documentário, do estilo de Farenheit 9/11 e Super Size Me, que traça um histórico da formação das corporações, aspectos legais, impactos na vida da Terra e de seus habitantes. De acordo com as leis americanas e internacionais, uma corporação tem os mesmos direitos de uma pessoa, e o filme então traça um perfil “psicológico” dessa pessoa. Tem vários depoimentos, de  diretores de empresas, cientistas, estudiosos, ativistas, e em meio a isso imagens impressionantes vão sendo mostradas.

Em quase 2 horas de filme, conseguiram abordar praticamente todos os assuntos nos quais as corporações estão envolvidas. Tratam bastante da responsabilidade social das corporações, do mercado justo, desenvolvimento sustentável, o papel da mídia, impacto na agricultura e produção de alimentos, o bem estar animal, o problema do óleo, patentes, biopirataria, poluição da água, privatização da água, o poder do povo. Já tinha conhecimento de muitas coisas, mas alguns fatos foram novos para mim e me impressionaram bastante.

Além de tudo isso, a surpresa boa foi poder ver novamente a Vandana Shiva, dando depoimentos em relação a biopirataria. Interessante que o filme mostra exatamente o contrário do que presenciei durante o Terra Madre, onde somente pequenos produtores estavam presentes, e o cuidado e carinho com a Terra era evidente em todas as conversas e atitudes.

O site do filme é The Corporation, e tem muita informação lá, inclusive em termos de atitudes que podem ser tomadas.  Não sei se já passou no Brasil, mas vale a pena conferir. E discutir bastante.

Um Comentário

  1. Achei uma critica ao filme muito interessante no Zeta Filmes. Vale a pena conferir.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *