Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado por em jun 28, 2010 em Mesinha de Cabeceira | 0 comentários

Com mais ou menos 1 bilhão de seres humanos passando fome no Planeta Terra (um em cada seis seres humanos), ter noções sobre segurança alimentar e nutricional (SAN) é fundamental para qualquer cidadão.

Neste livro de bolso, o Prof. Renato Maluf, Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), faz uma introdução a SAN, contando a trajetória internacional e brasileira, de políticas públicas e movimentos sociais.

A SAN diz respeito a todas as ações e políticas públicas relacionadas com os alimentos e alimentação. Lendo este livro há algum tempo atrás, pude compreender que, sem saber, nestes últimos 5 anos, trabalhei com segurança alimentar e nutricional, principalmente através do enfoque de valorização dos aspectos sociais, ambientais e culturais ligados à forma como os alimentos são produzidos e consumidos. Outro enfoque importante relacionado a SAN é a estruturação de sistemas justos, agroecológicos, de produção, extração, processamento, distribuição e comercialização de alimentos.

O livro foi publicado em 2007, logo após a sanção da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) e pouco antes da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. De lá para cá, como resultado de uma grande campanha liderada pelo CONSEA, o direito humano a alimentação adequada foi incluído na Constituição Federal.

Este pequeno grande livro é um excelente alimento para pensar e um bom ponto de partida para entender as questões sociais e políticas relacionadas com a segurança alimentar e nutricional. Você já leu?

Nenhum Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Segurança Alimentar e Nutricional. « empoderamento - [...] Leia mais no blog Alimento para Pensar. [...]

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *