Masala Chai

Publicado por em jul 1, 2010 em Bebidas, Receitas | 0 comentários

A maioria das pessoas vai para Nawalgarh por causa das ravelis (mansões) pintadas, grande parte delas em ruínas. As pinturas, do século 18, são realmente impressionantes.

Mas esta não foi a razão de eu ir visitar esta cidadezinha. Nem mesmo sabia sobre as ravelis. Fui para lá por causa de uma pousada (Apani Dhani) que vi neste guia, se dizendo ecológica e de baixo impacto. Queria ver com meus próprios olhos o que isso significava, e fiquei realmente impressionada.

A Pousada tinha sua própria horta, o que não produzia comprava do Navdanya, comida deliciosa, captação de água da chuva, aquecimento e luz por captação de energia solar, e uma série de atividades que iam muito além de visitar as havelis. Lá tive aulas de culinária e fiz um passeio de carro de camelo (o transporte típico) pela área rural, terminando com um almoço na casa de um dos agricultores (a esposa dele me fez chapattis, veja a foto). Outra solução bastante interessante eram os pratos, feitos de folhas de figueira (banyan tree), que além de economizar água (não havia lavação de pratos), eram colocados na compostagem, e até mesmo alimentavam as vacas na época da seca.

Ah é…. o título é masala chai. É que a receita, que acabei de achar em um caderninho de anotações de viagem, é de lá da Apani Dhani, e por isso lembrei desta historinha. Até recuperei algumas fotos, que estão abaixo (clique para ampliar).

O Chai (se lê tchai, como tchau) é a bebida típica de toda a Índia. É chá preto muito forte, com leite e açúcar. Já o Masala Chai é o chá temperado. Acho que cada lugar tem a sua forma de fazer um pouco diferente, mas esta é a receita que aprendi:

  • Ferver por 5 minutos 3 xícaras de água e gengibre amassado.
  • Adicionar 2 cravos (sem a florzinha) amassados, 1 pitada de pimenta preta e 2 colheres de sopa de chá preto (Assam). Ferver por 1-2 minutos.
  • Colocar açúcar (1 colher de chá por xícara) e 2 xícaras de leite. Ferver por 3-4 minutos.
  • Antes de ficar pronto, triturar sementes de 2 cardamomos e adicionar à fervura.
  • Passar por um coador ao servir.
  • Esta receita faz 4 xícaras de chá de massala chai

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *