Agrotóxicos – Entenda e Defenda-se

Publicado por em out 2, 2011 em Blog | 1 comentário

Recentemente estive no Espírito Santo, acompanhando a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, e de tudo que foi discutido lá um ponto chamou maior atenção: agrotóxicos.

De acordo com vários palestrantes e participantes, o estado do Espírito Santo é o maior consumidor de agrotóxicos do Brasil. Não consegui confirmar os dados, por absoluta falta de tempo, mas isso não importa. Se o Brasil é hoje o primeiro colocado no ranking mundial de consumo de agrotóxicos, algum estado brasileiro deve estar liderando o ranking interno, certo?

Uma das delegadas da Conferência, conselheira do Consea Estadual, foi contaminada há dois meses por agrotóxicos ao voltar de uma Conferência Municipal de SAN. Ela e mais duas pessoas estavam dentro do carro, que foi atingido por agrotóxicos na pulverização aérea. O veneno entrou pelo ar condicionado e contaminou principalmente quem estava no banco de trás. Ela sofreu queimaduras, teve vômitos e tontura, perdeu parte dos cabelos e tem a cabeça toda cheia de feridas. O que será que ocorre com as pessoas que moram ali e tem que conviver com isso regularmente?

A pulverização aérea de agrotóxicos está em discussão (veja notícia de debate na Câmara dos Deputados no dia 22/09). Mas de discussão em discussão (e pouca ação) as pessoas e todo o meio-ambiente vão sendo contaminados, com seqüelas que podem durar a vida toda.

Para saber mais e se defender

  • Interessante também é esta apresentação que está no site da ANVISA, que mostra o monitoramento do mercado de agrotóxicos no Brasil e no Mundo. Os slides que mostram as fusões das empresas são de arrepiar (veja o slide 18 como resumo).

_________________

A imagem em destaque é da Revista Galileu

Um Comentário

  1. Aplicação aérea de agrotóxicos passou a ser proibida em Nova Venécia – ES: http://bit.ly/oNGNJA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *