Relatórios Concluem Que Produtos Orgânicos São Mais Nutritivos

Publicado por em jul 15, 2004 em Blog | 0 comentários

Fonte: Instituto Biodinâmico

Dois relatórios dos dois lados do Atlântico atestam que a agricultura orgânica é mais benéfica à nutrição em geral do que a agricultura convencional.

O primeiro relatório, elaborado nos EUA, é uma publicação recente, uma revisão de 41 estudos científicos de diversos países ao redor do mundo que comparam a qualidade nutricional de alimentos oriundos de produção orgânica e convencional. O relatório aponta teores significativamente mais altos de nutrientes em produtos orgânicos.

O artigo “Comparação da Qualidade Nutricional de frutas, hortaliças e grãos orgânicos e convencionais”, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, relata que produtos orgânicos, em média, contêm 29,3% mais Magnésio, 27% mais Vitamina C, 21% mais Ferro, 13,6% mais Fósforo, 26% mais Cálcio, 11% mais Cobre, 42% mais Manganês, 9% mais Potássio e 15% menos nitratos.
Em culturas como espinafre, alface, repolho e batatas, aqueles produtos oriundos de agricultura orgânica apresentaram uma superioridade nutricional ainda maior.

O segundo relatório vem da organização “Soil Association”, com base em Bristol, Inglaterra, Reino Unido, e descreve como alimentos orgânicos podem não somente ser mais seguros do que os convencionais, mas também mais saudáveis.

Com 87 páginas, o artigo “Agricultura Orgânica, Qualidade Alimentar e Saúde Humana” é um compêndio de 400 trabalhos publicados que comparam alimentos orgânicos e não-orgânicos em termos de segurança alimentar, teor nutricional e os efeitos sobre a saúde que foram observados com o consumo de tais alimentos.

Este artigo contradiz declarações de grupos como a FSA britânica (Agência de Padrões de Alimentos), segundo a qual “alimentos orgânicos e convencionais não apresentariam quaisquer diferenças nutricionais”.

“Verificamos que, em média, os produtos orgânicos não apenas são mais ricos em Vitamina C e minerais essenciais, mas também são mais ricos em fitonutrientes, compostos que protegem plantas de pragas e doenças e freqüentemente são benéficos para o tratamento de câncer.” Declara Patrick Holden, diretor da Soil Association. “As práticas agrícolas influem fortemente nos níveis de vitaminas, minerais e outros nutrientes apresentados pelo produto.” Os autores do artigo também verificaram um declínio a longo prazo no teor de micronutrientes (ou elementos-traço) em frutas e verduras de produção convencional, muito provavelmente devido às práticas agrícolas empregadas.

Com relação à questão da saúde pública, experimentos com alimentação demonstraram que animais alimentados com produtos orgânicos apresentam melhor crescimento, saúde reprodutiva e taxa de recuperação. O artigo conclui que é preciso haver mais pesquisa para este assunto.

Jennifer L Wilkins, PhD, RD
Cornell University
Ithaca, NY 14853-4401
email: jlw15@cornell.edu
Tel: 607/255-2142
Fax: 607/255-0178

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *