Quem

Do interior de São Paulo, filha de médico e professora, mistura de italianos, portugueses, alemães e caboclos, me graduei em Farmácia na UFSC em 1993 e em Tecnologia de Alimentos em 1996, depois de um breve estágio na Alemanha. Trabalhei como assistente de pesquisa por 02 anos no Laboratório de Ciência de Cereais do CAL/UFSC e em 2000 embarquei para a Escócia, para fazer o Doutorado no International Centre for Brewing and Distilling (ICBD) da Heriot-Watt University em Edimburgo, com bolsa do CNPq. O meu currículo acadêmico e técnico-científico está no Lattes, sempre precisando atualizar.

Em abril de 2005, depois de trabalhar em uma padaria e uma fábrica de sopas orgânicas na Escócia, ser voluntária no Terra Madre na Itália e passar 3 meses viajando pela Índia, cheguei no Brasil com o título de PhD em Ciência dos Alimentos.

Em julho de 2005 iniciei a jornada como consultora técnica para a cooperação internacional (PNUD, FAO e IICA), desenvolvendo atividades em colaboração com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ONGs, e associações e cooperativas de agricultores familiares.

Entre 2005 e 2009 coordenei os projetos do Slow Food no Brasil (Arca do Gosto, Fortalezas, Terra Madre). Em 2010 diminuí um pouco minhas atribuições com o Slow Food, e hoje sou membro da Comissão Brasileira da Arca do Gosto, Membro do Conselho Internacional do Slow Food e líder do Convivium Slow Food Cerrado. Todas estas atividades são voluntárias.

Atuo como consultora, trabalhando com ecogastronomia, alimentos tradicionais e valorização da biodiversidade,  agricultura familiar, segurança alimentar, comércio justo e solidário, desenvolvimento territorial e acesso a mercados. Hoje estou atuando como consultora no Consea Nacional, na organização da 4a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (um sonho se realizando).

Gostaria de ser fotógrafa. Até arrisco de vez em quando uns cliques, mas infelizmente o tempo tem sido curto para me dedicar a esta atividade como desejo. Adoro viajar e conhecer outras culturas. Florianópolis é onde me sinto em casa, se for na Barra da Lagoa melhor ainda. Brasília é a morada atual.

O Alimento Para Pensar é o espaço para expressar minhas descobertas, pensamentos e inquietudes. Seja bem vindo e fique a vontade para participar.