Ah…e os cosméticos?

Publicado por em nov 26, 2004 em Blog | 2 comentários

As pessoas que lêem essa página com frequência sabem que há pouco mais de 2 meses me mudei de um lugar bem grande para um bem menor. Tive que me desfazer de muitas coisas, foi uma experiência digamos interessante. Trouxe comigo uma caixa, não muito grande, de cosméticos que não quiz jogar fora e não tinha como dar para ninguém. Acontece que depois de 2 meses, esta caixa ainda está intocada, ou seja, todos aqueles cosméticos estão lá, do jeito que vieram, não precisei deles e nem eles de mim. Isso me faz refletir ainda mais: será que os cosméticos são mesmo necessários? Será que eles fazem mesmo o que dizem? Será que diminuem o envelhecimento? Certos cosméticos, como os filtros solares agora são mesmo necessários. Mas será que eles fazem mesmo o que dizem no rótulo?

Eu já não usava muito cosmético, e depois do vegetarianismo fiquei ainda melhor. Achei uns produtos aqui que garantem serem próprios para vegetarianos (sem nenhum derivado animal), e o mais importante é que não são testados em animais. Mas uso tão pouca coisa! E olha que dizem que cheiro muito bem!

Essa história toda me lembrou uma campanha da WEN (Women´s Environmental Network) sobre o uso dos cosméticos muito interessante e que vale a pena conferir. Tem fatos como “consumidores britânicos gastam 5 bilhões de libras ao ano em cosméticos” e “a rotina diária de uma mulher pode incluir até 20 produtos cosméticos diferentes”. Não é alarmante? O relatório sobre “Cosméticos e Meio Ambiente” é muito interessante de ler. Esse material não serve só para as mulheres, pois os homens cada vez mais estão usando cosméticos na vida diária.

Eu nem sei o que fazer com todos os cosméticos que tenho naquela caixa. Com certeza vou jogar todos fora. Ainda mais que agora vou passar mais de dois meses só com uma mochila. Mas como? Será que o conteúdo dos potes é parte do lixo orgânico? Duvido muito! E as embalagens? Aqui não tem coleta seletiva de plástico.

Lembrei também de um trecho de uma música do Zeca Baleiro:

“…Baby você não precisa de um salão de beleza
Há menos beleza num salão de beleza
A sua beleza é bem maior do que qualquer beleza de qualquer salão…”

2 Comentários

  1. Se fazem todo o milagre que as campanhas publicitarias ressaltam não sei…mas que a-do-ro um creminho..rosto, olhos, boca, mãos, pés, joelhos, cotovelos, pernas, corpo é fato! Nossa!!! Que exagero!!!:o Como todo vício que se preze.:p bjos

  2. Concordo
    É confortante.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *