Gastronomia e Auto-Suficiência

Publicado por em jun 27, 2006 em Blog | 0 comentários

Era sem dúvida um dos meus programas de TV favoritos enquanto morava na Escócia, e o site continua a me surpreender. Estou falando do River Cottage, um programa muito legal do Chef Hugh Fearnley-Whittingstall, que abandonou a vida da cidade para morar num sítio e produzir seu próprio alimento, mostrando para as pessoas de onde vem os alimentos, numa nação onde cada vez mais as pessoas se distanciam da fonte.

Apesar de não ser vegetariano, seus pontos de vista em relação ao consumo de carne são bem coerentes. O que mais me interessa no trabalho dele é exatamente como  mostra o alimento sendo produzido em pequena escala para o auto-consumo, desde o plantio até a mesa, suas aulas de gastronomia no estilo “plante, colha e prepare você mesmo”, as questões relacionadas ao consumo ético e consciente e o estímulo á compra de produtores locais. Gostei de poder colocar a localidade “Edinburgh” e ver o mapa e indicações de onde comprar direto dos produtores …. que saudades do Grow Wild. Será que Hugh também vai estar no Terra Madre em Outubro?

Comprar alimentos de produtores locais tem sido até mais fácil do que pensei em Brasília, visto que a maior parte das minhas compras se resume á verduras. Apesar de não ter uma lista como a do Hugh para a cidade, já estou conseguindo mapear alguns locais interessantes. Bom mesmo vai ser quando eu conseguir realizar minha pequena horta caseira na varanda. Acho difícil atingir a auto-suficiência, mas com certeza vou sentir o gostinho da satisfação de plantar, colher e preparar eu mesma. Me aguardem.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *