Slow Food Brasil – Site Oficial

Publicado por em jul 17, 2007 em Blog | 0 comentários

Está no ar o novo site do Slow Food Brasil: www.slowfoodbrasil.com

O movimento Slow Food surgiu na Itália em 1989 como contraponto ao fast-food, mas vai muito além disso: é uma associação internacional que reúne pessoas apaixonadas por gastronomia, comunidades de pequenos produtores de alimento, acadêmicos, chefs de cozinha, cozinheiros e gourmets. Realiza diversas ações para preservação da agrobiodiversidade e pela adoção do consumo consciente (também chamado de consumo crítico). É um movimento que celebra o prazer de se alimentar, valoriza os modos tradicionais de se preparar os alimentos e brinda a variedade e a qualidade da comida. Hoje o Slow Food conta com mais de 80 mil associados em 120 países.

O Slow Food Brasil lançou seu site www.slowfoodbrasil.com para divulgar suas ações no país; estimular que mais pessoas se envolvam e se associem; e para reforçar ainda mais os laços entre os consumidores, acadêmicos, ecogastrônomos, chefs de cozinha e produtores de alimento.

Os programas Fortalezas e Arca do Gosto da Fundação Slow Food para Biodiversidade protegem e promovem produtos brasileiros como: Arroz Vermelho, Babaçu, Bergamota Montenegrina, Castanha de Baru, Farinha de Batata Doce Krahô, Feijão Canapu, Pirarucu, Guaraná Nativo Sateré-Mawé, Marmelada de Santa Luzia, Néctar de Abelhas Nativas Sateré-Mawé, Palmito Juçara e Umbu.

No Brasil, os Convivia – núcleos locais do Slow Food – estão presentes nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Pirenópolis (GO), Montes Claros (MG), Piracicaba (SP) e Tiradentes (MG).

Além dos Convivia, existem hoje 59 comunidades do alimento distribuídas em todas as partes do país, indo desde a comunidade de produtores e processadores de cupuaçu em Ouro Preto do Oeste (Rondônia) até a comunidade de produtores de frutas em Pareci (Rio Grande do Sul), passando pela comunidade do Parque Indígena do Xingu (Mato Grosso), pelos produtores de fava da Comunidade Quilombola Canta Galo (Maranhão) ou pelos Promotores dos Recursos da Mata Atlântica, no Vale da Ribeira (São Paulo).

Ajude a divulgar e a reforçar o Slow Food no Brasil:
conte para um amigo que adora cozinhar, avise nas comunidades eletrônicas e grupos de discussão, publique nota no seu blog, encaminhe essa mensagem para outras pessoas que possam se interessar.

Saiba mais:
» Conheça o Slow Food Brasil
» Associe-se ao movimento

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *