Um Milhão de Carros!!!!

Publicado por em maio 18, 2008 em Blog | 1 comentário

Esta semana teremos o carro nº 1.000.000 (um milhão) nas ruas. A taxa é de 2,5 habitantes por carro. A situação já está insustentável há tempos, e agora parece que a cada dia fica pior. É óbvio que o problema não é local, é geral, mundial, mas esta cidade tinha tudo para ser um exemplo nesta questão. Além de ser a capital do país, a estrutura da cidade permitiria uma excelente estrutura de transporte coletivo.

Quem não tem carro aqui, seja por opção ou por falta de opção, vê a vida complicar a cada dia. Os ônibus não tem vias prioritárias, têm que disputar o trânsito com estes um milhão de carros, e as viagens – além do desconforto dos ônibus e do excesso de passageiros – fica cada dia mais longa. E o metrô já não tem mais capacidade para tanta gente, com trens com poucos vagões,  sempre lotados, e com um intervalo entre os trens que pode ser de até 15 minutos. A saída é tentar fugir dos horários de pico, saindo de casa mais tarde e ficando no trabalho até ainda mais tarde. Mas a maioria das pessoas não tem esta sorte!

A pergunta é: se tivéssemos um transporte coletivo de primeira linha, confortável, confiável, será que as pessoas deixariam seus carros em casa? Não sei não, ir no próprio carro representa poder, liberdade, status, faz parte da cultura comprar um carro assim que sobra um pouco no orçamento, dar carro de presente pro(a) filho(a) quando passa no vestibular. Está todo mundo reclamando do trânsito, mas não vejo ninguém disposto a deixar o carro de lado.

Um Comentário

  1. Pelo número de carros, acho que ainda está em Brasília (em Floripa seriam carros de mais e, em Sampa, de menos). Acho que te perdi em algum ônibus. Saiba que eu já tenho mais uma bela criança para cuidar: Isadora. Minha família só cresce, em número de pessoas! Apareça…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *