Bom Para Ler, Bom Para Pensar…No Que Comer

Publicado por em jun 7, 2008 em Blog | 2 comentários

Ir e vir de metrô tem uma vantagem interessante: a leitura. São no mínimo 40 minutos por dia. Este ano já “devorei” vários livros e alguns deles estão na seção mesinha de cabeceira.

Acho interessante comentar sobre dois livros que li recentemente: O Dilema do Onívoro e In Defense of Food, do jornalista Michael Pollan. Ambos falam sobre o alimento, a relação do Homem com ele e o impacto dos hábitos alimentares em nossa saúde e na saúde do planeta.

O primeiro livro, O Dilema do Onívoro, foi publicado em 2006 e foca principalmente nas questões ecológicas e éticas de nossas escolhas alimentares e nos impactos que estas escolhas estão tendo na saúde do Planeta Terra. Descreve a realidade estadunidense, mas muita coisa já pode ser extrapolada para a nossa realidade, como por exemplo o confinamento de animais para o abate e a agricultura orgânica com enfoque meramente comercial. São 3 grandes capítulos, cada um abordando uma refeição. Não é uma leitura fácil, levei alguns meses (e muitos livros neste período) para conseguir acabar, mas vale a pena. Leia o primeiro capítulo do livro aqui.

O segundo livro, In Defense of Food – An Eater´s Manifesto (ainda não publicado em português), discute o nutricionismo, a dieta ocidental e seus impactos sobre a saúde dos seres humanos. Novamente, aborda principalmente a realidade estadunidense, mas é possível extrapolar muita coisa para a nossa realidade, cada vez mais próxima da deles. Tece interessantes críticas à Ciência e Tecnologia de Alimentos, que me fizeram repensar algumas das práticas que abordei durante o início da minha carreira científica como … Cientista de Alimentos!

O livro começa com três frases de ordem: Coma comida. Não muita. A maior parte vegetais. Interessante (e alarmante) a necessidade do autor de definir Comida, em um longo capítulo. A que ponto chegamos! Leia o primeiro capítulo do livro aqui (em inglês).

2 Comentários

  1. Oi, Roberta! Acabo de ver que o livro “Em defesa da comida” foi publicado há pouco no Brasil, pela mesma editora Intrínseca. Inclusive, se você tiver uma sugestão de alguém que poderia escrever uma resenha pra Revista do Idec, será muito bem vinda!

  2. Elisa
    Que boa notícia! Assim fica mais fácil para que mais pessoas tenham acesso ao livro, que tem informações muito importantes.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *