Variação do tradicional “arroz de leite”, prato feito originalmente com coco, receita trazida de Goa pelos colonizadores. Depois é que se fez com leite de vaca, nos sertões pecuários de outrora, pela ausência do coco no semiárido. É o acompanhamento típico de todas as cozinhas sertanejas até hoje.
Lave em 5 águas, 500g de ARROZ VERMELHO, escorra e ponha a cozinhar em água abundante e sem sal até amolecer. Retire, escorra e volte para uma panela grande e funda. Acrescente, então, ½ litro de caldo de legumes feito em casa e 2 copos de leite de coco (licuri de preferência). Tempere com sal. Volte ao fogo médio, mexendo sempre e quando começar a largar das bordas da panela, acrescente castanha de caju picada, e um punhado de cheiro verde (salsa, coentro e cebolinha) finamente picado.
Na hora de servir, agregue manteiga da terra.
__________________________________________
Adriana Lucena é advogada por formação, matuta por opção e cozinheira por vocação. Vivente de uma casa de taipa em Jandaíra/RN (Quinta da Aroeira), produz pimentas, é Chef de cozinha, líder do Convivium Slow Food Potiguar e membro da Comissão Brasileira da Arca do Gosto.
Comentários