Um Mundo sem Pobreza

Publicado por em dez 6, 2010 em Mesinha de Cabeceira | 0 comentários

“Ninguém que se importa com a humanidade deve estar satisfeito com um mundo em que algumas centenas de milhões de pessoas desfrutam do acesso a todos os recursos do planeta, ao passo que outros bilhões enfrentam dificuldades simplesmente para sobreviver. No entanto, como sabemos, esse é exatamente o tipo de mundo em que vivemos atualmente.” Muhammad Yunus, Um Mundo Sem Pobreza

A receita do economista, fundador do Grameen Bank e Nobel da Paz em 2006, Dr. Muhammad Yunus, para o fim da pobreza está no microcrédito e no negócio social. São estes dois pontos que ele descreve muito bem neste livro, que foi escrito em 2007, depois do Premio Nobel, e publicado no Brasil em 2008.

Conversando com um participante de Bangladesh no Terra Madre, fiquei com uma impressão estranha. O acadêmico não passou uma boa impressão sobre o Grameen Bank, dizendo que se tratava de “Big Bussiness”.

Não é para menos. Lendo o livro, e verificando no site do Banco e do Yunus Centre, realmente trata-se de uma organização muito grande, com muitas empresas que eles chamam de Grameen Family, contando com empresas sem fins lucrativos, com fins lucrativos e negócios sociais.

O livro é valioso pela definição de Negócio Social e dos 7 princípios, e para entender melhor como o Grameen Bank, que começou com um empréstimo de U$27,00 para 42 mulheres, em um dos países mais pobres do mundo, cresceu tanto.

Cabe aqui uma reflexão minha: o livro explica bem como foi construída a parceria do Grameen Bank com a Danone, grande corporação internacional do ramo de alimentos. Depois do livro outras parcerias foram feitas, com a Intel, com a BASF, e tem outras para vir. Será mesmo necessário para um negócio social crescer indefinidamente, e se aliar às grandes corporações, que direta ou indiretamente são causadoras da pobreza?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *