Oxfam lança desafio Cresça e convite por mudanças alimentares

Publicado por em out 17, 2012 em Outras Fontes | 0 comentários

Segundo a FAO, 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, apesar de produzimos comida suficiente para alimentar a todos. Isso acontece por que nosso sistema alimentar global funciona mal e precisa mudar. Para tentar reverter esse quadro, a organização não governamental Oxfam lançou nesta terça-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o Desafio Cresça.

São cinco princípios que, se adotados por famílias em todo o mundo, provocarão mudanças positivas que ajudarão a construir um futuro sem fome.

“São princípios simples, como reaproveitar sobras das refeições, comprar em feiras de produtores agroecológicos e consumir alimentos da época. Muitos deles já são, inclusive, seguidos pelos consumidores. Nossa intenção era criar um lugar de convergência, onde muitas ações se encontram – todas debaixo dos mesmos princípios”, comenta Muriel Saragoussi, coordenadora de campanhas da Oxfam.

Idealizado a partir da publicação Transformação Alimentar: Utilizando o Poder do Consumidor para Criar um Futuro Alimentar Justo, também da Oxfam, o Desafio Cresça já está em ação na Inglaterra, Espanha, México, Estados Unidos, Austrália, Itália e Hong Kong, e chega ao Brasil na página da Campanha Cresça no Facebook. Seus princípios são: Evitar o Desperdício; Apoio ao Pequeno Agricultor; Consumo Sazonal e Regional; Explorar Novos Sabores (menos carne); e Cozinha Eficiente.

O Desafio Cresça foi construído para ser mais do que um espaço unilateral de divulgação de receitas, dicas e ações. A intenção é que ele seja uma plataforma de diálogo e colaboração com os internautas, movimentos e organizações, que podem enviar novos conteúdos e participar ativamente do processo de mudança. Por isso, utiliza mídias sociais, como Facebook e Pinterest, e já conta com o apoio de entidades como Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Slow Food Brasil, ONG Banco de Alimentos, Mesa Brasil (Sesc/SP), Segunda Sem Carne e Vitae Civilis.

“Cresça” é a campanha da Oxfam para um futuro em que todos tenham o suficiente para comer. A campanha está unindo pessoas em todo o mundo a fim de ajudá-las a fazer mudanças positivas na própria vida e pressionar governos e empresas a agirem com urgência.

A Oxfam é uma confederação de 17 organizações que atuam em 92 países pelo fim da pobreza e desigualdade no mundo. Ela busca soluções para melhoria das condições de vida no planeta e apoia a sociedade civil organizada e movimentos sociais locais e internacionais que lutam por mudanças de práticas, crenças e atitudes que resultem em mais justiça entre os povos.

Informações
Vitor Leal
(61) 3321 4044
(11) 99252 0024
vleal@oxfam.org.br

Fonte: Oxfam

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *