Feira Nacional da Agricultura Familiar 2010

Publicado por em jun 24, 2010 em Blog | 2 comentários

Não poderia deixar de escrever sobre a Feira Nacional da Agricultura Familiar (FENAFRA), ou como é chamada agora, Brasil Rural Contemporâneo.  Desde que cheguei ao Brasil, em 2005, tive o grande prazer de participar de todas as edições. Primeiro em Brasília, depois duas vezes no Rio de Janeiro, e agora de volta à Brasília. Participei algumas vezes como consultora do MDA, participando de parte da organização quando realizamos o I Terra Madre Brasil em 2007, e desta vez como consumidora (ou co-produtora).

Foi lá que conheci alguns dos produtos e comunidades que hoje fazem parte da Arca do Gosto, Fortalezas – como é o caso do aratu, que conheci na FENAFRA 2005 – e comunidades do alimento do Terra Madre. É sempre uma grande mostra do que tem de melhor da agricultura familiar brasileira. Que bom que este ano foi mais perto de casa, e estava simplesmente linda.

Este ano estive na Feira 3 vezes, e não consegui ver tudo. O espaço da Sociobiodiversidade estava fantástico. Incrível como as crianças ficavam mesmerizadas com o vídeo do Cerrado no telão.

Meu maior prazer na feira é o de reencontrar as pessoas queridas. O Brasil é grande, nos comunicamos por meio eletrônico, mas uma oportunidade de encontrar pessoalmente é simplesmente imperdível. Incrível como a rede Terra Madre cresceu e se espalhou. Já na entrada, no primeiro minuto, encontrei a Diva, da Apaco. E mais um, e mais outro, e cada reencontro uma felicidade, e o papo correndo solto. Quando percebia, já tinha se passado mais de meia hora de conversa, e logo encontrava outro para conversar.

No sábado fui com a Kátia (Slow Food Pirenópolis), e foi um dia excelente de conversas, degustações e reencontros. Não tirei fotos de todos que encontrei, mas aí vão algumas das melhores (clique nas fotos para aumentar):

Parabéns ao MDA pela iniciativa, e aos agricultores e agricultoras de todo o Brasil, que com toda a garra superam as adversidades e nos mostram que um outro mundo é possível.

2 Comentários

  1. querida Roberta
    adorei o blog e
    sucesso para a rede Terra Madre
    abraços

  2. que bom poder rever esse povo maravilhoso aqui nas suas fotos, Roberta!
    bjs a todos, com saudades.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *